Postagens populares

segunda-feira, 21 de março de 2011

Notícias do Meio Ambiente - SEMEAR Começa os trabalhos de desassoreamento de rios em Lorena Rio Mandi foi o primeiro canal a receber os serviços 24/01/2011

A Prefeitura de Lorena, em parceria com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), começou na manhã desta segunda-feira, 24/01, os trabalhos de desassoreamento de cinco rios na cidade.

O primeiro canal a receber a ação foi o Mandi, com máquinas alugadas pela prefeitura fez toda a limpeza lateral, para depois a Drag-line cedida pelo DAEE retirar todo o entulho do fundo do rio.

O mesmo foi escolhido primeiro devido à quantidade de água que o mesmo solta no Bairro Vila Brito, em época de chuva.

Uma Drag-line é usada no rio mandi, a máquina começou os trabalhos hoje, mas a ação já é realizada a cerca de 20 dias. Além do Mandi, o Quatinga, o Paraibinha, o Taboão e o São João, todos na região urbana do município irão receber o serviço de desassoreamento.

A Limpeza foi autorizada pelo DAEE, por meio de outorga, que farão a remoção de entulhos e de outros materiais, que atrapalham o curso das águas.

Duas máquinas foram cedidas para auxiliar na ação, sendo uma drag-line e uma S-90. A Drag-line ficará responsável apenas pela limpeza do rio Mandi, uma retro escavadeira será utilizada na limpeza do Paraibinha, já a S-90 fará o trabalho em outros três rios.

“Este serviço irá ajudar na prevenção de alagamentos em Lorena, nós não queremos que aconteça em nossa cidade desastres como os que estão ocorrendo no Brasil e até mesmo nas cidades vizinhas”, explicou o secretário-adjunto de Meio Ambiente, Mauro Sérgio Azevedo.
A autorização do desassoreamento dos rios foi publicada no diário oficial, na última quinta-feira, 20/01.

A administração municipal é responsável pelo combustível para os equipamentos e a mão-de-obra. Os trabalhos no rio Mando devem durar mais 20 dias, e em seguida outro rio, a ser definido pela Semear receberá a ação.

Bruna de Paula
Estagiária de Jornalismo
Secretaria de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário