Postagens populares

segunda-feira, 21 de março de 2011

Notícias do Meio Ambiente - SEMEAR Lançada a primeira Cartilha de Conscientização Ambiental de Lorena

Material conta com 20 páginas feitas em papel reciclável
22/02/2011


Lorena lança a primeira Cartilha de Conscientização Ambiental no município. O material foi produzido pela Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMEAR), em parceria com 12 empresas de iniciativa privada, que custearam a impressão total de oito mil exemplares do documento.

O projeto teve início no ano passado, quando o Conselho Ambiental se reuniu com representantes na SEMEAR, para que todo o processo de participação do município fosse realizado.

A cartilha foi elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente, onde todos os conteúdos do caderno são de autoria da Prefeitura. Já a captação de recursos, arte e impressão ficaram por conta do Conselho Ambiental, principalmente o de fazer levantamentos de empresas participantes que se dispuseram a serem parceiras do projeto.

O caderno conta com 20 páginas e impresso em papel reciclável e que aborda temas como: Programa Adote uma Praça que estabelece convênio com indústrias, comércios, igrejas, associações civis, tendo a finalidade de promover a conservação e a manutenção das praças públicas da cidade; Principal Legislação Ambiental do Município, curiosidades sobre a coleta seletiva e o lixo eletrônico, entre outras.

Além disso, o material traz informações importantes sobre o Licenciamento Ambiental Municipal (LICAM), que visa diversos benefícios, uma vez que simplifica e agiliza a emissão de licenças ambientais para o funcionamento de empreendimento no município. Lorena é atualmente o primeiro município do Vale do Paraíba e Litoral Norte a possuir autonomia para a realização dos serviços.

De acordo com a assessora administrativa e bióloga da pasta, Mariana Siqueira, as cartilhas serão entregues em escolas municipais e particulares, empresas amigas do projeto, departamentos da Prefeitura e em eventos que a SEMEAR participa e promove. “Este material veio para reforçar os trabalhos e projetos realizados na cidade, sensibilizando assim a população sobre a conscientização ambiental local”,informou.
A assessora Mariana Siqueira, ainda ressalta que as cartilhas foram de custo zero pela Prefeitura, concretizada pela participação dos patrocinadores.

Colaboradores:
A Cartilha de Conscientização Ambiental foi patrocinada pelas seguintes empresas: YAKULT S/A Indústria e Comércio , AVIBRAS- Industria Aeroespacial, LORENPET, Cooperativa de Laticínios de Lorena e Piquete /LORENVALE, ASCONTEC- Indústria e Comércio de Abrasivos LTDA, Central de Minérios de Lorena Ind.E.Com. LTDA, TECNOVAL- Laminados Plásticos, ORICA MINING SERVICES, AGIMIX- Areia, Pedra e Terra, PINHAL- Madeireira e Serraria, NEXANS Brasil LTDA e SAINT-GOBAIN-ABRASIVES .

Fabíola Nascimento
Estagiária de Jornalismo
Secretaria de Comunicação
22/02/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário