Postagens populares

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Você consegue Notar Alguma Diferença na Temperatura?


A NASA acabou de publicar dois mapas mundiais mostrando anomalia nas temperaturas nas décadas começando em 1970 e em 2000. Ao olhar os mapas dá para notar de que o planeta está realmente aquecendo, especialmente nas áreas próximas aos pólos.
De acordo com a análise de temperatura em andamento, conduzida por cientistas do Istituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA, a temperatura média global da Terra aumentou em torno de 0,8ºC desde 1880. Dois terços do aumento ocorreram depois de 1975, em uma taxa entre 0,15-0,20ºC por década.
Os mapas acima mostram anomalias na temperatura, ou mudanças, de 2000-2009 e 1970 a 1979. Eles não demonstram a temperatura absoluta, e sim o quão mais frio ou mais quente cada região está, comparadas com estabelecido por normal no período de 1951-1980. Este período foi escolhido pois o Serviço Metereológico dos Estados Unidos, define como normal uma média de um período de 3 décadas. Como a análise da NASA começou em torno de 1980, os 30 anos mais recentes foram de 1951 até a data do início do estudo. A pergunta “Notice anything different?” que em português significa Notou alguma diferença, é facilmente respondida a qualquer um que bate o olho na imagem.
Devemos recordar que um aumento de 0,8ºC pode parecer pequeno quando falamos em escala pequena, mas é da média de todo o planeta em que estamos falando e a quantidade de energia necessária para aumentar poucos graus em escala global é muito grande. Outro fato é que o aquecimento não é distribuído de forma regular, ou seja, enquanto alguns lugares sofrem um aumento de temperatura maior, outros mal sabem o que é o aquecimento global.
Este post foi publicado emAquecimento Global. Bookmark o permalinkComentar ou deixar um trackback:Trackback URL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário